Quem sabe faz a hora.
- Nelson Sganzerla

- 11 de mai.
- 4 min de leitura
Atualizado: 23 de mai.

"Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz hora não espera acontecer".
Vocês que são meus contemporâneos , devem se lembrar muito bem, desses versos, cantados por Geraldo Vandré, na época da Ditadura e da repressão; porém tranquilizem-se, não vai aqui nesse contexto nenhuma conotação política, mas sim uma conotação para com a vida.
Acredite. Realmente "Quem sabe, faz a hora, e não espera acontecer".
Não é nada difícil entender o verdadeiro sentido dessa frase; fazer a hora, saber fazer acontecer.
Correndo o risco de ser repetitivo, digo novamente tudo é movimento na vida.
Você pode ficar imóvel e bem relaxado, sentado em sua poltrona ou sofá, vendo televisão e engordando, é uma opção sua. " Livre arbítrio " e por mais que se recuse abrir a janela e deixar o sol entrar, por mais que queira fugir dessa realidade tudo irá acontecer à sua volta, queira você ou não.
O Universo não irá parar diante da sua apatia.
Portanto a questão é ...
Saber entender o Universo e mudar a sua realidade, você é do tamanho dos seus sonhos, sejam eles pequenos ou imensamente grandes. Você é aquilo que pensa ser. Pense já ser rico e rico você será, ao contrário também vale.
Vá atrás dos seu sonhos e aprenda a fazê-los acontecer, deixe de achar que nada da certo em sua vida. Que você não merece ser rico.
Toda pessoa de sucesso que por ventura você conhece ou venha conhecer, seja em seu trabalho, na família ou amigo, que foi atrás de um projeto e nele acreditou, certamente viveu fases difíceis, mas nunca deixou de acreditar e nunca desistiu, não se importando com o tempo necessário, para que obtivesse sucesso. ( Roberto Marinho criou a Globo com sessenta anos ) .
Nós somos educados a não nos arriscarmos. Temos que seguir os sonhos dos nossos pais com um emprego e com uma estabilidade financeira permanecermos em uma certa zona de conforto, do tipo trabalho com horário, em uma big multinacional com diploma de engenheiro, médico, advogado, ou seja lá o que for, preso a uma parede em uma moldura, fechada para a vida lá fora.
Quando nos formamos em uma faculdade, saímos de lá "formatados" em uma profissão e totalmente engessados para qualquer outro estilo de vida que nos leve à liberdade, óbvio há exceções.
Conheço médicos , engenheiros, advogados, insatisfeitos com o seu trabalho, após anos de estudos que continuam presos a uma realidade infeliz, tendo uma vida medíocre morando na casa dos pais ou de aluguel, nada tenho contra as clássicas profissões impostas pelos nossos pais, existem profissionais vencedores em cada uma delas, mas não é um cargo ou diploma que o fará feliz. Em contra partida...
Há Executivos, CEOs de multinacionais, que ganham um excelente salário anual, benefícios para a família, carro blindado, cartão de credito sem limites, mas não lhes é permitido nenhum tempo para desfrutarem essas benesses com a família, sem ter tempo para levar o filho ao futebol , ir a uma reunião da escola, tornam-se escravos de um celular e um laptop nos saguões dos aeroportos da vida.
Cargos excelentes e invejáveis, mas escassez de tempo para desfrutarem com a família.
É o mundo globalizado, do capitalismo selvagem, onde se troca dinheiro por tempo, mas qual o custo desse tempo? Vale a pena essa troca ?
O que não se entende é que dinheiro sem tempo para desfrutá-lo de nada adianta, mas ao mesmo tempo o contrário também é verdadeiro, sei perfeitamente disso, e não estou dizendo que sou contra o dinheiro, adoro viver bem e ter dinheiro para desfrutar e fazer o que bem entender e ter uma vida de conforto.
Mas detestaria me tornar escravo do dinheiro, o dinheiro é feito para nos servir, nós somos os senhores e não ao contrário.
Nós todos aqui estamos, para ter uma vida de abundância, mas é necessário que queiramos de verdade essa vida.
Mas nada por acaso acontece em nosso mundo físico ou porque não dizer material.
As crises acontecem para que procuremos pensar e adequar nossa realidade à nossa necessidade.
Hoje o que se vê é uma sociedade na maioria escrava e tolhida do bem viver, pessoas que se matam de trabalhar e morrem trabalhando sem nada possuir, nem mesmo um teto que seja digno para se abrigar. E uma outra "sociedade" que nada se importa para que isso mude, afinal assim é... E querem que você nisso acredite.
Mas voltando ao tema daquilo que escrevo :
O saber fazer a hora é o querer desprender-se de um status que de nada serve a não ser para nos escravizar à esse mundo moderno e porque não dizer caótico.
Qualidade de vida não é possuir um cartão de crédito internacional é sim ,poder evitar um excesso de trabalho que nos leve a uma crise de ansiedade ou a uma crise de pânico ou pior um AVC ou Enfarto.
Qualidade de vida não é ter que trabalhar de sol a sol para esperar que a vida mude um dia. É sim querer mudar de verdade.
Qualidade de vida não é ter que esperar nada de nenhum governo e de nenhum sistema político e ideológico, que esteja no poder, eles nada farão por você, a não ser para eles mesmos, tudo é retórica.
Qualidade de vida não é estar dentro de um carro blindado preso nos engarrafamentos das grandes cidades, é sim poder ir aonde quiser no seu final de semana com sua família, receber os amigos e dar muita risada.
Acostumar-se com a pobreza e achar que Deus assim o quer...Para muitos também é grandioso.
De um jeito ou de outro não deixa de ser Zona de Conforto.
Faça algo de melhor para a sua vida, seja ela qual for. " Quem sabe faz a hora..."
Desculpem-me mas nesse final, tive que colocar uma conotação política, é difícil fugir disso.
Pense nisso.
Nelson Sganzerla






Comentários