O Esforço no Trabalho: Não será nunca suficiente para a sua Prosperidade.
- Nelson Sganzerla

- há 7 dias
- 4 min de leitura
Em nosso cotidiano, somos frequentemente bombardeados com a ideia de que o esforço no trabalho é a chave para o sucesso e a prosperidade. Porém, será que essa crença realmente se sustenta? “Se esforço no trabalho trouxesse riquezas, todo trabalhador seria milionário.” É hora de repensar nossas crenças sobre prosperidade e entender que o sucesso financeiro e a prosperidade que todos nós buscamos vai muito além do trabalho árduo.
O que A sociedade dominante quer que você pense.
A sociedade ensina que, quanto mais trabalhamos, mais recompensas colheremos. Essa mentalidade é profundamente enraizada em muitas culturas e frequentemente expressa a ideia de que o valor de uma pessoa está atrelado à sua capacidade de produzir sol a sol. No entanto, isso não se alinha com a realidade que vemos ao nosso redor. Não é nada dfícil ouvirmos de alguém...
Fulano não trabalha e está sempre muito bem, ele deve estar metido em alguma falcatrua! Eu não sei como ele arruma tanto dinheiro ?
E sempre vemos a desigualdade aumentar nos países pobres. A grande maioria das pessoas se esforçam arduamente todos os dias e ainda enfrentam dificuldades financeiras. Acordam cedo, enfrentam conduções lotadas, se alimentam mal, chegam em casa exaustos, prontos para se deitar e enfrentar um outro dia árduo de trabalho sempre igual. Por que isso acontece?

O Valor de conhecer a sí mesmo.
Um dos primeiros passos para mudar essa perspectiva é buscar o autoconhecimento. Conhecer a si mesmo permite identificar suas habilidades, paixões e valores. Muita gente continua em trabalhos que não gostam porque acredita que o esforço compensará a insatisfação e infelizmente isso jamais irá mudar.
Aí você me dirá :
Nem todos podem escolher o que fazer, as vezes é uma questão de sobrevivência. Eu te digo ! Se você pensar em escassez, escassez você terá e nunca conseguirá sair desse ciclo de pobreza. que a sociedade dominante lhe impõe.
Mas a verdade é que, na maioria das vezes, a felicidade e o sucesso estão interligados a um trabalho que realmente ressoe com o que somos. Mas o status quo, não quer isso.
Fazer um inventário das suas habilidades pode ajudar na transição de uma mentalidade de escassez para uma de abundância. Pergunte-se: O que eu gosto de fazer? Quais são as minhas forças? Como essas habilidades podem ser aplicadas em áreas que me proporcionam prazer e renda? mas que não necessariamente estão ligadas ao trabalho duro? Esqueça o pensamento de escassez, de uma vez por todas.
Dicas para autodescoberta:
Escreva sobre suas paixões e interesses. Diga ! Eu sou rico, na minha vida não existe escassez !
Busque feedback de amigos e colegas sobre suas competências. Mas de amigos verdadeiros, cuidado com a inveja dos falsos amigos.
Experimente novas atividades para descobrir o que realmente te motiva.

A Importância de uma vibração de Mentalidade Positiva.
Cultivar uma mentalidade positiva é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. Isso não significa ignorar desafios, mas sim abordá-los com uma perspectiva construtiva. Existem várias técnicas que podem ajudar:
Visualização: Imagine seus objetivos com detalhes. Como você se sente já estando lá? Isso pode criar um senso de realização e motivação. Comece a pensar como rico (a)
Afirmações: Crie frases motivacionais que você pode repetir diariamente. Isso ajuda a reprogramar sua mente para o sucesso. "Eu sou , eu posso ,eu mereço, eu aceito e agradeço". Elimine do seu vocabulário a palavra " escassez " jamais diga , eu não tenho dinheiro, mesmo que não tenha mesmo. Quanto mais você afirma isso, mais o universo te dará disso. Ao contrário, diga : Sou uma pessoa , próspera e abundante e toda riqueza vem à mim, com muita facilidade. Não diga jamais que é pobre.
Gratidão: Manter um diário de gratidão pode mudar sua visão sobre o que você já tem, promovendo uma mentalidade de abundância ao invés de escassez. Agradeça sempre a tudo que conquistar. Diga ! Eu sou grato ao universo e a tudo o que ele me dá.
Pessoas com uma mentalidade positiva têm melhor desempenho em suas carreiras e experiências de vida. Ao mudar sua atitude, você aumenta suas chances de encontrar novas oportunidades que levarão à prosperidade, que vão além do esforço físico.
A Necessidade de Novas Perspectivas.
Além do autoconhecimento e da mentalidade positiva, é vital explorar novas formas de enxergar a prosperidade. Prosperidade não deve ser confundida apenas com riqueza financeira; pode também incluir riqueza emocional, espiritual e intelectual.
Considere incluir em sua vida práticas que se conectem com essas áreas, como: Ler títulos de livros que produzem autoconhecimento, mecânica quântica e porque não lei da atração.
Educação Continuada: Aprender algo novo pode abrir portas inesperadas e aumentar seu valor no mercado de trabalho. Procure fazer cursos, que lhe tragam uma nova mentalidade, caso não puder pagar, procure-os na internet, sempre existirá um curso on-line de baixo custo ou até de graça.
Networking: Conectar-se com pessoas que compartilham interesses similares pode levar a novas colaborações e oportunidades. Procure ir à eventos que lhe tragam, informação do assunto que lhe interessar, sempre tenha por perto pessoas, compativeis com sua maneira de pensar e, que lhe coloquem sempre com uma perspectiva de sucesso. Não se una a pessoas derrotistas e de baixo astral jamais.
Investimentos: Não se trata apenas de ações e imóveis, mas sim de investir principalmente em sua saúde, bem-estar e desenvolvimento pessoal.
A mudança de perspectiva pode exigir tempo e esforço, mas os resultados são inestimáveis. Invista em si mesmo de maneira consciente e verá uma enorme mudança em sua vida.

Reflexão Final.
Chegar à prosperidade exige uma abordagem multifacetada. Precisamos nos libertar da crença limitada de que apenas o trabalho duro é o caminho para o sucesso. Ao nos focarmos no autoconhecimento, cultivarmos uma mentalidade positiva e explorarmos novas formas de prosperidade, começaremos a ver oportunidades onde antes viamos barreiras intransponíveis.
Esta jornada de transformação não tem um final. É um caminho de contínuo crescimento e aprendizado dia a dia. Lembre-se: a prosperidade está à sua espera, mas pode ser necessário olhar sempre além do que a sociedade sempre te ensinou.
Desperte o potencial que existe dentro de você e permita-se ser mais do que apenas um trabalhador. Torne-se um criador da sua própria realidade e do seu próprio destino.
Pense nisso...
Nelson Sganzerla
Escritor, cronista e poeta.






Comentários