Liberdade...
- Nelson Sganzerla

- 26 de mai
- 4 min de leitura
Atualizado: 28 de mai

Liberdade é o espaço que a sua felicidade precisa.
Confesso que durante muitos anos de minha vida, vivi prisioneiro de mim mesmo, em empregos que nada me acrescentavam como pessoa, a exceção de um salário no fim de cada mês, era escravo de convenções sociais, que tolhiam a minha capacidade de sonhar e de poder vislumbrar um caminho, que muitas vezes nem eu sabia qual.
Era muito tímido e preocupado com o que os outros falariam ou achariam de alguma atitude minha, que transparecesse uma certa rebeldia, até por ser muito jovem e de fazer parte de uma geração da paz e do amor.
Mas graças a Deus, nunca enveredei para o mundo das drogas com exceção das (Cuba libres dos bailinhos de garagem ).
Sempre gostei muito de escrever e de cantar e me destacava nas rodas de violão e, no colégio minhas redações sempre estava entre as melhores, naquele momento comecei a perceber a minha intimidade e o dom que havia entre mim e as palavras.
Óbvio nesse tempo não havia para mim uma opção que me permitisse largar o meu emprego, afinal vinha de família simples e como filho único, tinha a necessidade de colaborar no orçamento da casa, portanto os sonhos de adolescentes, nunca me foram permitidos totalmente.
Era uma vida de trabalho durante o dia e de estudos à noite, afinal tinha eu que ser alguém de acordo com os valores dos meus pais e não estavam errados em pensar assim.
Na época o modelo ideal de trabalho era servir a mesma empresa durante anos a fio com a tal da (carteira assinada CLT ) e meu querido pai, assim o fez, trabalhou por anos na mesma empresa até se aposentar.
Reconheço que trabalho não faz mal a ninguém pois , apesar do ônus de ter que trabalhar muito cedo e ter que enfrentar todo tipo de tarefas burocráticas, que eu odiava, havia o bônus de, no final do mês, ter meu dinheiro e comprar minhas roupas, ao contrario dos amigos que só estudavam pela manhã e viviam de mesada dos pais.
Desde muito cedo aprendi a conduzir a minha vida e a conservar meus sonhos, calado, mas buscando ser feliz do jeito que dava, mesmo não sendo totalmente livre.
Não se preocupem, não quero aqui reviver, nem tão pouco fazer uma sessão do tipo :
"Essa é a sua vida ".
O ponto é:
Nessa passagem pelo Planeta Terra, precisamos sempre nos centrarmos, naquilo que é primordial para a nossa felicidade. Seja em nossas relações ou em qualquer área da nossa vida.
Não estamos aqui para sermos pobres e infelizes, passar necessidades e achar que assim Deus o quer. Apesar das agruras que certamente, temos que passar, em alguma fase da vida.
Devemos sempre conservar nossos sonhos, de bem estar felicidade, prosperidade, abundancia e riqueza, devemos portanto entender que tudo é temporário e que se trilharmos nosso caminho com fé acreditando em nosso potencial, tudo se realizará
tudo existe dentro de nós e não fora de nós, assim certamente iremos colher bons frutos e bom resultados.
Nem sempre nos é dado com facilidade a opção de fazer aquilo que queremos, morarmos em um ótimo bairro , ter uma casa linda e maravilhosa, com um carro do ano na garagem. Assumimos sim, responsabilidades, conosco e com pessoas que surgem em nosso caminho ao longo da vida e creia, nunca o é por acaso, passamos perrengues em nosso dia a dia, moramos mal enfrentamos ônibus e metrôs lotados, tomamos muita chuva, chegamos ensopados no trabalho, nos alimentamos muitas das vezes precariamente, por falta de dinheiro, muitos de nós passam, já passaram ou estão passando por isso.
Já andei muito de ônibus lotado, realizei tarefas, que nada me diziam em meu trabalho, aturei muito chefe autoritário.
Óbvio que por um salário ou até pelo status que precisamos ter, para que nos achem poderosos em algum cargo que tenhamos, assim é o capitalismo, a tal meritocracia, faça por onde!
Mas devemos ter o cuidado de não nos tornarmos, prisioneiros de nós mesmos em nome de um padrão de vida de fachada que muitos não conseguem manter, devemos ou deveríamos ter a consciência de querer ir a luta e sempre ir em busca dos nossos sonhos até torná-los realidade sei, que esses caminhos, levam ao desanimo, a vontade de desistir , os tombos são vários as derrotas são inúmeras, ideias e palpites surgem por todo lado.
Mas o grande erro está em pensar pequeno, pensar que não somos capazes, nascemos para sofrer e, mais uma vez achar que Deus assim o quer e, conformar-se com uma vida medíocre e desistir dos nossos sonhos.
Quantos vocês conhecem que não desistiram e chegaram lá...
Pois entendiam que era possível.
Entendam ! Somos cocriadores da nossa realidade, tudo aquilo que pensamos , conseguimos realizar , portanto não viva amargurado, angustiado e infeliz com um trabalho que não o agrada ou um caminho que não o interessa, procure sempre pensar diferente, delete o impossível da sua mente e reescreva o possível, o próspero o abundante, afaste-se dos caminhos traçados por outros, crie o seu caminho, crie a sua realidade e a sua liberdade, fuja dos padrões de pensamento que a sociedade nos impõe, das crenças limitantes , que lhes foram impostas do "Inconsciente coletivo"
Permita-se dar o espaço que a sua felicidade tanto precisa.
Pense nisso !
Nelson Sganzerla






Comentários