ego.
- Nelson Sganzerla

- 2 de jul.
- 2 min de leitura

Nosso ego e seus efeitos negativos em nossa vida.
Pois é... Ego muitas vezes visto como parte essencial da nossa identidade, também pode se tornar um obstáculo bastante significativo em nossa jornada de vida. Muito embora desempenhe um papel na nossa autoestima e autoconfiança, quando não controlado, pode muito bem prejudicar a nossa prosperidade, nossas relações pessoais e desempenho no trabalho.
O ponto é :
O ego pode criar uma visão destorcida de sucesso, fazendo-nos acreditar que precisamos competir a todo custo, ignorando a colaboração e apoio mútuo , passando por cima de tudo e de todos, pelo fato de se ter uma mentalidade de escassez. Isso nos afasta de oportunidades que são valiosas, pois estamos mais focados em vencer do que em aprender e crescer. Quando deixamos o nosso ego dominar, perdemos a capacidade de ver todo potencial de abundância ao nosso redor.
Nas nossas relações pessoais, o ego pode ser um verdadeiro sabotador, nos faz priorizar nosso ponto de vista, dificultando a empatia e a compreensão do outro, levando a conflitos desnecessários e rupturas em relacionamentos, que poderiam ser enriquecedores.
Quando aprisionados ao nosso ego, esquecemos que a verdadeira conexão se baseia na vulnerabilidade e na aceitação mútua.
Em nosso ambiente profissional, o ego pode criar barreiras à colaboração e à inovação, pessoas que agem com egoísmo tendem a evitar feedbacks, o que limita o seu crescimento e o desenvolvimento. Inclusive , a competição excessiva pode criar um clima de desconfiança e rivalidade, prejudicando a produtividade e a harmonia da equipe.
(quantos de nós já não vivemos e já não vivenciamos isso em nosso ambiente corporativo?) Enfim...
Reconhecermos o papel do ego em nossas vidas é o primeiro passo, para superá-lo, meditação, gratidão, autorreflexão, podem nos ajudar a cultivar uma mentalidade mais humilde e aberta.
A verdadeira força, está na humildade e na nossa capacidade de se conectar com os outros de uma maneira autêntica mas sempre respeitosa.
Pense nisso !
Nelson Sganzerla






Comentários